Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias UNIFEM apoia projeto que beneficiará mais de 4 mil agricultoras em Pernambuco
Artikelaktionen

UNIFEM apoia projeto que beneficiará mais de 4 mil agricultoras em Pernambuco

UNIFEM apoia projeto que beneficiará mais de 4 mil agricultoras em Pernambuco

Publicação foi distribuída para as mulheres e em escolas públicas estaduais

Da Unifem


A parceria entre o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM) e a Secretaria da Mulher de Pernambuco será ampliada em junho,  beneficiando quatro mil agricultoras do sertão do estado. Em 2007, a ação se desenvolveu através de formação e incentivo à autonomia das mulheres rurais da área canavieira.

A partir de junho, serão beneficiadas as trabalhadoras da fruticultura irrigada do sertão do São Francisco. Nessa segunda etapa, serão realizadas pesquisas sobre o perfil das agricultoras, acompanhamento da produção em Mandala e elaboração de materiais educativos sobre gênero e raça.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco com o apoio do UNIFEM através do programa de Incorporação das Dimensões de Igualdade de Gênero, Raça e Etnia nas Políticas de Combate à Pobreza, se desenvolverá no rol do programa governamental Chapéu de Palha. A iniciativa visa a minimizar os efeitos do desemprego em massa que ocorre no período da entressafra da cana-de-açúcar (dezembro a junho).

Neste ano, as mulheres inscritas nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia participarão de oficinas técnicas e de gênero. Serão abordados conteúdos relativos aos direitos das mulheres, cidadania e raça. O curso acontecerá durante o mês de junho. Ao todo, serão 84 educadoras atuando simultaneamente nas seis cidades e 63 recreadoras para atender aos filhos das mulheres que participarem dos cursos.

Nos anos anteriores, a parceria resultou na produção de publicações, como Semeando Cidadania e Nenhuma pernambucana sem documentos. “O trabalho conjunto possibilitou a produção de material educativo de qualidade, os quais estão sendo disponibilizados para as mulheres e para as escolas públicas da rede estadual, como forma de reafirmar os direitos das mulheres”, avalia Cristina Buarque, titular da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco.

Pesquisa e produção de caderno

Além da formação das agricultoras da fruticultura irrigada e do acompanhamento das experiências de Mandala na área canavieira do Estado. O projeto deverá produzir uma pesquisa sobre o perfil das trabalhadoras atendidas e um caderno sobre raça e etnia com recorte de gênero.

“Esta é uma oportunidade de avançar em relação ao que já existia. Pernambuco possui uma grande densidade de mulheres negras. A ação visa oferecer condições para que estas mulheres assegurem sua autonomia. Permite também um avanço no sentido das políticas públicas por meio da potencialização, busca e utilização das oportunidades existentes. O UNIFEM participa possibilitando que o trabalho se desenvolva, principalmente, na parte de produção de material didático e de formação”, afirma Maria Inês Barbosa, coordenadora do Programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM.