Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias UNESCO lança Atlas Mundial da Igualdade de Gênero na Educação
Artikelaktionen

UNESCO lança Atlas Mundial da Igualdade de Gênero na Educação

14.03.2012 – O Atlas ilustra as trajetórias educacionais de homens e mulheres e as mudanças nas disparidades de gênero ao longo do tempo.

 

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou, na semana passada, o Atlas Mundial da Igualdade de Gênero na Educação (World Atlas of Gender Equality in Education), que inclui mais de 120 mapas, cartas e tabelas que trazem uma grande variedade de indicadores.

A apresentação das informações e análises chamam atenção para as persistentes disparidades de gênero e para a necessidade de maior foco na educação de jovens mulheres como um direito humano.

O Atlas ilustra as trajetórias educacionais de homens e mulheres e as mudanças nas disparidades de gênero ao longo do tempo. Um dos destaques é o impacto do recorte de gênero sobre fatores críticos tais como: riqueza nacional, localização geográfica, investimento em educação e áreas de estudo.

Os dados mostram que:

-    Apesar do acesso à educação continuar sendo um desafio em muitos países, as meninas matriculadas no ensino fundamental tendem a ter um desempenho superior ao dos meninos. As taxas de evasão são mais altas para os meninos do que para as meninas em 63% dos países analisados.
-    Países com altas proporções de meninas matriculadas no ensino médio têm mais mulheres que homens trabalhando como professoras no ensino fundamental.
-    As mulheres são maioria no ensino superior em dois terços dos países com dados disponíveis. Contudo, os homens continuam a dominar os níveis mais altos de estudo, somando 56% das pessoas que possuem doutorado e 71% das pessoas que trabalham com pesquisa.

O Atlas também fornece uma perspectiva recente acerca dos avanços que os países vêm conquistando ao longo do tempo em relação a objetivos relacionados com questões de gênero que foram definidos pela comunidade internacional no âmbito dos Objetivos do Milênio e da Educação para Todos.

Para baixar a publicação, disponível apenas em inglês, clique aqui.