Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias UIT e ONU Mulheres vão premiar iniciativas que promovam igualdade de gênero através da tecnologia
Artikelaktionen

UIT e ONU Mulheres vão premiar iniciativas que promovam igualdade de gênero através da tecnologia

Agências da ONU recebem indicações online de concorrentes para premiação até 31 de julho. Serão reconhecidos indivíduos e instituições que lutam contra a desigualdade de gênero no setor de tecnologia e no uso e acesso a ferramentas digitais.

07.06.2016 - Até 31 de julho, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a ONU Mulheres recebem inscrições para uma premiação que vai reconhecer o trabalho de mulheres e homens, organizações da sociedade civil, empresas e organismos internacionais que se destacam por tentarem superar as disparidades gênero observadas também no uso e acesso de tecnologias digitais.
 
Para os próximos dez anos, a UIT estima um déficit de vagas de trabalho de mais de 2 milhões em todo o mundo para postos que exigem habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação (TICs).
 
Com o prêmio Igualdade de Gênero e Protagonismo em Tecnologia (GEM-TECH) – que chega à sua terceira edição em 2016 –, os organismos das Nações Unidas querem chamar atenção para iniciativas positivas que buscam o empoderamento feminino através da tecnologia.
 
O objetivo é destacar também programas voltados para o combate à desigualdade de gênero no segmento das TICs.
 
“Para alcançar a igualdade de gênero nesse setor até 2030, decisores políticos, líderes da indústria e educadores, todos precisam usar o alcance máximo de recursos disponíveis. E isso significa especialmente ver meninas e mulheres como criadoras, propulsoras, lideranças e tomadoras de decisão no setor de tecnologia”, destacou a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.
 
Para o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, os desafios exigirão a mobilização conjunta de governos, da indústria, da sociedade civil e da academia.
 
Em 2016, o GEM-TECH oferecerá prêmios em três categorias. A primeira delas reconhecerá usos das TICs para o empoderamento feminino e a inclusão digital, incluindo iniciativas que envolvam a luta contra a violência de gênero — online e offline — e promovam o empoderamento econômico, social e político das mulheres e o desenvolvimento sustentável.
 
A segunda categoria vai premiar pessoas e organizações envolvidas na promoção das mulheres no setor de tecnologias. Serão valorizados projetos que permitam ao público feminino ter acesso à educação e a carreiras na área tecnológica.
 
O terceiro e último grupo de premiações celebrará iniciativas focadas em novas legislações, regulações políticas ou corporativas que tenham melhorado o acesso, a conectividade, a segurança, conhecimento tecnológico e o desenvolvimento de habilidades entre as mulheres.
 
Para saber mais sobre o prêmio e indicar indivíduos e instituições para concorrerem, clique aqui.
 
Os finalistas das três categorias receberão o prêmio durante o evento mundial de telecomunicações da UIT, que acontece em Bangkok, na Tailândia, dos dias 14 a 17 de novembro.
 
 
 
 
Fonte: ONU Brasil