Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias Observatório apresenta o "Painel Observa Gênero"
Artikelaktionen

Observatório apresenta o "Painel Observa Gênero"

Ferramenta é parte de projeto-piloto para acompanhamento de indicadores relacionados às políticas para as mulheres

09.06.2016 - Iniciativa do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero - SPM e fruto de parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, o Painel Observa Gênero foi lançado durante a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, em Brasília.
 
O Painel é uma ferramenta para o diagnóstico e acompanhamento de 7 (sete) eixos temáticos de grande interesse para as políticas para as mulheres e destina-se à sociedade civil, gestoras/es das três esferas governamentais e pesquisadoras/es, constituindo-se, também, em instrumento de transparência.
 
O objetivo é apresentar, de modo ágil, dinâmico e amigável, um retrato da realidade feminina no país e das políticas coordenadas pela SPM, permitindo a sua avaliação e monitoramento.
 
Os painéis estão organizados de acordo com os seguintes eixos: Estrutura Demográfica; Autonomia Econômica; Educação; Saúde; Enfrentamento à violência; Poder; e Mecanismos Institucionais. Cada eixo apresenta um conjunto mínimo de indicadores desagregados por sexo e raça/cor.
 
As fontes utilizadas são oriundas de bases oficiais, tais como: PNAD e Censo Demográfico – IBGE; SIM e Programa de DST/Aids – Ministério da Saúde; Estatísticas eleitorais - Tribunal Superior Eleitoral; além de registros administrativos da própria Secretaria de Políticas para as Mulheres.