Skip to content. | Skip to navigation

Página Inicial

Home Arquivo de notícias Mulheres nas Forças Armadas
Document Actions

Mulheres nas Forças Armadas

04.08.2010 - Há 30 anos, a Marinha do Brasil abriu seus quadros e suas unidades ao trabalho da mulher

Em 1980, a Marinha do Brasil foi pioneira entre as Forças Armadas ao abrir seus quadros e suas unidades ao trabalho da mulher. Na ocasião, 524 mulheres, entre oficiais e praças, ingressaram no Corpo Auxiliar Feminino das áreas técnicas e administrativas. O ingresso da mulher na Marinha foi instituído pela Lei 6.807, de 7 de julho de 1980, regulamentada pelo Decreto 85.238, de 7 de outubro do mesmo ano. À época, era Ministro da Marinha o Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

No último dia 19 de julho, foi realizada cerimônia em comemoração às três décadas de presença feminina na Marinha brasileira. O evento, denominado “30 anos da Mulher Militar na Marinha do Brasil”, aconteceu na Casa do Marinheiro, no Rio de Janeiro, com a participação de diversas autoridades das três Forças Armadas. Na ocasião, houve leitura de exortação da data pela oficial mais antiga do Serviço Ativo, Capitão-de-Mar-e-Guerra (MD) Cláudia Yago, seguida pelo canto do hino “Mulheres em Armas”, entoado pelas mulheres do Coral de Oficiais da Marinha.

Atualmente, as mulheres desempenham atividades nas seguintes áreas, como praças ou oficiais: medicina, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social e psicologia, entre outras.

 

marinha.jpg

Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Moura Neto, com praças da Marinha

Foto: Marinha do Brasil