Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias Lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Artikelaktionen

Lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

19.11.2009 - Têm início as atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo para o ano de 2009. O ato de lançamento aconteceu na última quarta-feira, 18 de novembro, na Câmara dos Deputados.

A campanha, coordenada pela AGENDE - Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, conta com o apoio das Bancadas Femininas da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Desenvolvida no Brasil por meio de uma rede de parcerias nacionais, estaduais e municipais, em 2009 a campanha dá centralidade ao seu slogan permanente: Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos.

A movimentação nos estados e municípios já começou, com o propósito de mobilizar a população para o combate à violência cometida contra as mulheres, de disseminar informações e buscar soluções para o problema. Entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, serão promovidos debates, manifestações públicas, exposições e eventos, abertos à participação de toda a sociedade. A agenda de eventos da campanha está disponível e sendo constantemente atualizada no blog www.agende.org.br/16dias.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991, por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership) e ocorre atualmente em 159 países. Internacionalmente, a Campanha tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, e vai até o dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Já a Campanha brasileira tem início no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.

Outras datas importantes neste período e que integram a campanha são o dia 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids e o dia 06 de dezembro - Dia do massacre de Mulheres de Montreal, data que incentivou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco no Brasil e Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.