Skip to content. | Skip to navigation

Página Inicial

Home Arquivo de notícias Ipea analisa massa salarial no país; mulheres recebem menos de 40% do total
Document Actions

Ipea analisa massa salarial no país; mulheres recebem menos de 40% do total

17.12.2010 – Estudo mostra concentração de renda entre os homens

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, na última terça-feira, 14, estudo que analisa a massa salarial paga aos trabalhadores do país. Segundo o levantamento, a participação das mulheres em relação ao total não chega a 40%.

A pesquisa foi realizada com base da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram coletados dados em seis regiões metropolitanas do Brasil e, em nenhuma das seis, as participações femininas conseguiram alcançar 50% da massa salarial.

Entre as ocupações, a categoria “administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais” tem a maior participação na massa salarial dos trabalhadores para quase todas as regiões metropolitanas do Brasil, com exceção apenas da região de São Paulo, onde os serviços de intermediação financeira, atividades imobiliárias, alugueis e serviços prestados à empresa lideram.

Os dados do comunicado do Ipea indicam ainda que, para todas as regiões, as/os brancas/os são responsáveis pelo maior percentual da massa salarial. Os destaques são Porto Alegre, onde representam mais de 90% da massa salarial da região metropolitana; e Recife, onde há praticamente um empate nas participações de brancas/os e pardas/os, ambas/os com cerca de 48% do total. A participação das/os negros apresenta uma maior representatividade em Salvador, com cerca de 14% da massa salarial; e uma menor participação em Recife, algo em torno de 3%.