Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias Diretora executiva do Unifem realiza missão, pela primeira vez, na região Brasil e Cone Sul
Artikelaktionen

Diretora executiva do Unifem realiza missão, pela primeira vez, na região Brasil e Cone Sul

Inés Alberdi visitará Uruguai e Brasil, no período de 26 de março a 2 de abril, percorrendo Montevidéu, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Brasília. Ponto alto da missão é o lançamento do relatório global “Progresso das Mulheres do Mundo”

 

A diretora executiva do Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), Inés Alberdi, inicia sua primeira missão à região Brasil e Cone Sul no período de 26 de março a 2 de abril. A missão começa em Montevidéu (Uruguai), em 26 de março, para visita a projetos apoiados e desenvolvidos pelo Unifem Brasil e Cone Sul. As iniciativas serão apresentadas pela diretora regional Ana Falú e equipe técnica do Unifem no Uruguai.

No Brasil, na segunda-feira (30/3) pela manhã, Inés Alberdi participará com a ministra Nilcéa Freire, da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), e a diretora regional do Unifem Brasil e Cone Sul, Ana Falú, da inauguração do primeiro Centro de Reabilitação e Educação do Agressor de Nova Iguaçu (RJ). Trata-se de um projeto piloto a ser implantado em outras cidades brasileiras, como determina a Lei Maria da Penha, para recuperação de agressores de mulheres.

Ainda na segunda-feira (30/3), Inés Alberdi lançará a edição em português do relatório bianual do Unifem “Progresso das Mulheres do Mundo”, cujo tema é “Quem responde às mulheres? – Gênero e Responsabilização”. O ato acontecerá à tarde na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na cidade do Rio de Janeiro, e terá as presenças da ministra Nilcéa Freire, da SPM; da diretora regional do Unifem, Ana Falú; da deputada estadual Inês Pandeló (PT-RJ), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, autoridades e sociedade civil.

Simpósio Global “Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero”

A programação de Alberdi na segunda-feira (30/3) se encerra com a abertura do Simpósio Global “Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero”, às 18h, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. O evento vai reunir cerca de 450 participantes de diferentes nacionalidades e inserções políticas para discutir o papel de homens e meninos para a igualdade e garantia dos direitos humanos das mulheres. Na tarde da terça-feira (31/3), Alberdi será conferencista do Simpósio Global “Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero”, e abordará o tema “Homens, masculinidades e violência de gênero”.

Audiência com autoridades brasileiras

Na capital federal, nos dias 1º e 2 de abril, Inés Alberdi terá uma série de audiências com autoridades do governo brasileiro, Congresso Nacional, Embaixada da Espanha e Sistema ONU (Organização das Nações Unidas).

Na quarta-feira (1/4), à tarde, Alberdi fará o lançamento do relatório bianual do Unifem “Progresso das Mulheres do Mundo”, em Brasília. Na ocasião, ela apresentará as Linhas de Atuação do Unifem no Mundo e as Perspectivas para a Região Brasil e Cone Sul. Esse será um momento em que a diretora regional do Unifem Brasil e Com Sul, Ana Falú, também vai expor o Balanço de Gestão 2005-2009 do Unifem na região.

Na quinta-feira (2/4), a diretora executiva do Unifem será recebida por autoridades do governo brasileiro, pela Bancada Feminina do Congresso Nacional, pela Embaixada da Espanha e dirigentes das agências do Sistema ONU no Brasil. Alberdi retorna para Nova Iorque, sede do Unifem, na sexta-feira (3/4) pela manhã.

Perfil da diretora executiva

Inés Alberdi é diretora executiva do Unifem desde junho de 2008. Espanhola de nascimento, soma mais de 30 anos de atuação na temática de gênero e política. É professora titular da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Complutense de Madri, onde coordenou o curso de Pós-Graduação Gênero e Desenvolvimento e ministrou as disciplinas Sociologia Política e Sociologia de Gênero. É autora de diversos livros sobre gênero, realidade das mulheres, homens, paternidade e família.

De 2003 a 2007, foi deputada da Assembleia de Madri. Foi assessora sênior do Banco Interamericano (1989-1990) no programa Mulher e Desenvolvimento e perita da Espanha em Educação e Emprego no Programa Igualdade de Oportunidades das Comunidades Europeias (1986-1988).

Inés Alberdi é a quarta diretora executiva do Unifem. É sucessora da singapurense Noeleen Heyzer (1994-2007), da canadense Sharon Capeling-Alakija (1989-1994) e da estadunidense Margaret Snyder (1978-1989). A última visita de uma diretora executiva do Unifem na região ocorreu há 13 anos.

Atuação do Unifem

O Unifem foi criado, em 1976, como resposta às demandas das organizações de mulheres presentes na 1ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Mulher, que aconteceu em 1975, no México. Tem entre suas linhas estratégicas: a defesa dos direitos das mulheres, a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres e as meninas.

No Brasil desde 1992, o Escritório Regional do Unifem Brasil e Cone Sul atua para promover a igualdade de gênero, raça e etnia e os direitos humanos das mulheres na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.