Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Arquivo de notícias Conferência Internacional do Trabalho discute igualdade de gênero
Artikelaktionen

Conferência Internacional do Trabalho discute igualdade de gênero

Foi montada uma comissão especial que produzirá um parecer sobre a situação da mulher dos locais de trabalho. Esse parecer pode virar uma recomendação sobre o tema.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove, até o dia 19 de junho, uma discussão sobre as relações de gênero dentro do ambiente de trabalho. A discussão será feita no âmbito da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho.

Mesmo que a conferência ocorra apeans nesses três dias, a OIT já está promovendo a discussão de gênero nos dias anteriores. Foi montada uma comissão com especialistas e representantes dos países participantes. Esse grupo está encarregado de produzir um relatório sobre a situação da mulher dentro dos locais de trabalho.

O trabalho da comissão será fundamentado por um documento, produzido0 pela OIT, identifica as atuais diferenças em termos de igualdade de gênero e ressalta boas práticas necessárias para superar o déficit relacionado com o acesso a direitos, oportunidades de trabalho, a proteção social e o diálogo social. Esse documento está disponível em espanhol no site http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_norm/---relconf/documents/meetingdocument/wcms_106175.pdf.

O relatório produzido pela comissão será avaliado na sessão plenária da Conferência Internacional do Trabalho no dia 17 de junho. Depois dessa apreciação, participantes da confederência votarão o relatório nos dias 18 e 19 de junho. Esse relatório poderá virar uma recomendação aos países integrantes das Nações Unidas. As recomendações da OIT não implicam nenhuma obrigação legal, mas servem de guia para a ação política e legislativa.

Side event

Paralelamente à conferência, a OIT fará um evento paralelo sobre Trabalho e Família. No dia 11 de junho, será feita a apresentação do Relatório regional trabalho e família: rumo a novas formas de conciliação com co-responsabilidade social, elaborado pela OIT e pelo PNUD.

No dia 12 de junho será celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil com o tema das meninas e o trabalho infantil. Já confirmaram presença a Ministra Nilcéa Freire , da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e a Ministra Laura Albornoz, do Chile .