Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Eixos Internacional Instâncias Regionais
Artikelaktionen

Instâncias Regionais

Eine Ebene höher

A CSW - Comissão sobre o Status da Mulher

A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) é uma instância da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi criada pelo ECOSOC (Conselho Econômico e Social da ONU) em 1946 com as seguintes funções: preparar relatórios e recomendações ao ECOSOC sobre a promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional. Além disso, a CSW formula recomendações ao ECOSOC sobre problemas de caráter urgente que requerem atenção imediata aos direitos das mulheres. Outra importante função da CSW, criada a partir da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, a Conferência de Beijing, é a de acompanhar a implementação do Plano de Ação de Beijing.

Mehr…

O Comitê CEDAW – Comitê para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher

A Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher foi adotada pela Assembléia Geral em 18 de dezembro de 1979, e entrou em vigor em 3 de setembro de 1981. A Convenção é constituída por um preâmbulo e 30 artigos, sendo que 16 deles contemplam direitos substantivos que devem ser respeitados, protegidos, garantidos e promovidos pelo Estado.

Mehr…

RMAAM – Reunião de Ministras e Altas Autoridades do Mercosul

A Reunião de Ministras e Altas Autoridades do Mercosul (RMAAM) foi criada em 2011 de acordo com a Decisão nº 24/11 do Conselho do Mercado Comum (CMC). É a instância de diálogo entra as máximas autoridades de gênero dentro da estrutura institucional do Mercosul e tem entre suas principais funções assessorar e propor ao CMC medidas, políticas e ações em matéria de gênero.

Mehr…

A CIM - Comissão Interamericana de Mulheres - e o MESECVI - Mecanismo de Seguimento da Convenção de Belém do Pará

A Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) foi criada em 1928, durante a Sexta Conferência Internacional Americana, realizada em Havana, Cuba. A CIM foi o primeiro organismo intergovernamental criado para tratar especificamente do tema dos direitos da mulher. Quando criada, a CIM atuava no âmbito da União Pan-Americana, porém, com o fim desse organismo, em 1948 a CIM foi incorporada pela Organização dos Estados Americanos como um Organismo Especializado de caráter técnico permanente.

Mehr…

A Conferência Regional da Mulher da CEPAL

A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe é um órgão subsidiário da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), que congrega as autoridades de alto nível encarregadas dos temas relativos à situação das mulheres e das políticas dirigidas a garantir a equidade de gênero na região.

Mehr…

Fórum de Diálogo IBAS – Índia, Brasil e África do Sul

O Fórum de Diálogo IBAS surgiu das convergências políticas e econômicas identificadas entre Índia, Brasil e África do Sul quando da realização da V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2003.

Mehr…