Skip to content. | Skip to navigation

Página Inicial

Home Eixos Indicadores Indicadores Nacionais - Dados Populacionais
Document Actions

- Dados Populacionais

Permite o acesso aos principais indicadores nacionais de gênero produzidos não apenas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, mas especialmente por outros importantes parceiros da SPM no âmbito do Observatório. A produção desses indicadores parte da perspectiva de que a dimensão de gênero intersecta-se com as de raça/etnia, classe social, orientação sexual e geração, contribuindo para estabelecer condições de vulnerabilidade distintas para cada grupo social. Nesse sentido, os dados, sistemas e análises disponíveis nesta seção buscam dinamizar o cruzamento de informações, oferecendo subsídios à compreensão da diversidade de condições a que está submetida a mulher brasileira.

 

imagem snig pequenaSNIG (Sistema Nacional de Indicadores de Gênero)

 

A partir do levantamento e análise de dados dos Censos Demográficos de 1991 e 2000, a Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com IBGE, ONU Mulheres e DFID, desenvolveu o Sistema Nacional de Indicadores de Gênero (SNIG). O Sistema possibilita o acesso a um conjunto de indicadores de gênero e raça/cor relacionados aos temas de População, Domicílio, Família, Educação, Trabalho, Renda, Previdência, Deficiência e Migração.

Os dados foram desagregados por sexo, raça/cor e grupos de idade, sempre que os microdados dos Censos permitiam, de forma a identificar as iniqüidades de gênero e raça/cor, e as características peculiares a faixas etárias diferentes. Desse modo, o SNIG reúne informações acerca das condições de vida das mulheres em cada um dos municípios brasileiros, possibilitando à sociedade acompanhar a sua evolução e aos gestores públicos apropriarem-se de um instrumento para a formulação, implementação e aperfeiçoamento das políticas públicas desenvolvidas nas mais diversas regiões do Brasil.

Saiba mais

Acesso ao Sistema SNIG (formato do arquivo: .exe  /  tamanho: 40,6 MB)

 


 

  

PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investiga anualmente, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação e outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o país, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas. 

 

Volume Brasil 2011
Com esta publicação, o IBGE traz a público os resultados da PNAD realizada em 2011, fornecendo um detalhado conjunto de informações sobre a população brasileira, em seus múltiplos aspectos. A publicação inclui, ainda, notas técnicas em que se destacam os conceitos e definições utilizados na pesquisa, considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos de sua evolução histórica, e o plano de amostragem. Em complemento a essas informações, encontram-se listados, ao final da publicação, todos os tópicos investigados pela pesquisa, desde 1992.
 

 Saiba mais

 

Acesse também o SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática 

 

Fonte: IBGE


 POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares)

 

Pesquisa de abrangência nacional - áreas urbanas e rurais do país, a POF visa principalmente mensurar as estruturas de consumo das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população a partir da análise de seus orçamentos domésticos.

Além disso, permitem estudar a evolução dos hábitos de consumo das famílias e possibilitam os mais variados estudos e planejamentos sobre: distribuição, concentração e desigualdade de renda, aspectos demográficos e sócio-econômicos, quantidade adquirida “per capita”.

 

Saiba mais clicando aqui.

Acesse também a última pesquisa realizada em: POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

 

Fonte: IBGE