Direkt zum Inhalt | Direkt zur Navigation

Página Inicial

Startseite Eixos Indicadores Indicadores Nacionais
Artikelaktionen

Indicadores Nacionais

No Brasil, vem se ampliando cada vez mais a produção de indicadores que permitem analisar as desigualdades de gênero e sua evolução ao longo dos anos. Todas as informações hoje coletadas no Censo Demográfico ou na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) podem ser desagregadas por sexo do indivíduo ou do chefe da família, quando for o caso. Têm-se, assim, importantes informações oficiais e periódicas sobre a situação da mulher e/ou das desigualdades de gênero em campos como mercado de trabalho, acesso à educação, fecundidade, estrutura familiar, entre outros. Cada vez mais, também, tais indicadores vêm sendo utilizados no planejamento da atuação não só da SPM, mas também de outros órgãos que executam políticas direcionadas para mulheres e/ou para a igualdade de gênero. Além disso, os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, em especial os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), têm seu cumprimento avaliado com base na evolução de um conjunto de indicadores pré-determinados tornando, portanto, os indicadores com viés de gênero, fundamentais também no campo internacional. Nesta seção, estão disponibilizados importantes bases de estudos e pesquisas que permitem acompanhar a evolução da inserção das mulheres na sociedade brasileira e o impacto das políticas desenvolvidas pelo Estado. São estudos produzidos por organizações do governo federal, do setor privado e de organismos internacionais, e que expressam a ampla parceria em torno da construção e difusão de indicadores de gênero.

 


 

Dados Populacionais

Permite o acesso aos principais indicadores nacionais de gênero produzidos não apenas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, mas especialmente por outros importantes parceiros da SPM no âmbito do Observatório. A produção desses indicadores parte da perspectiva de que a dimensão de gênero intersecta-se com as de raça/etnia, classe social, orientação sexual e geração, contribuindo para estabelecer condições de vulnerabilidade distintas para cada grupo social. Nesse sentido, os dados, sistemas e análises disponíveis nesta seção buscam dinamizar o cruzamento de informações, oferecendo subsídios à compreensão da diversidade de condições a que está submetida a mulher brasileira.

Leia mais 

 


 

disque 180

 

Dados da Central de Atendimento à Mulher-Ligue 180

Disponibiliza dados estatísticos sobre os atendimentos realizados pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Leia mais

 


 

Dados sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão

Nesta seção são disponibilizados os dados estatísticos disponíveis na página do Tribunal Superior Eleitoral. Tendo como referencia as eleições de 2008 e 2012, podem ser encontrados dados relativos às características do eleitorado, dos candidatos e dos políticos eleitos, sempre a partir de um recorte que permita avaliar o envolvimento das mulheres em todo o processo. Leia mais